Jogo com questões de vestibuar
Geografia

Jogo com questões de vestibuar


Uma das técnicas que utilizo com as turmas para aprofundamento dos conceitos e conteúdos trabalhados, é o jogo com questões de vestibular. Os alunos adoram e aprendem brincando. Apesar de ser um jogo competitivo, os resultados são muito positivos, pois até mesmo aqueles alunos pouco participativos se envolvem bastante na atividade. O nome do jogo é Jogo de Apostas. Passos:

- Preparar antecipadamente algumas questões de vestibular sobre o assunto abordado em aula. A quantidade de questões vai depender do tempo da aula. O material deve ser reproduzido pelo número de grupos que forem formados. Ou seja, cada grupo vai receber as mesmas questões ao mesmo tempo. Então, se forem 7 grupos, devem ser reproduzidos 5 jogos de questões. DICA: a reprodução não pode ser feita em frente/verso, já que as questões serão recortadas uma a uma e entregues aos grupos;
 - Dividir a sala em grupos. Sugere-se que os grupos não tenham mais que 4 integrantes. É interessante também cada grupo tenha um nome. Nessa parte eles se divertem bastante, pois surgem nomes muito engraçados.
- O professor deve fazer uma tabela no quadro negro, contendo: Nome do grupo, pontos iniciais (cada grupo começa com 100 pontos), e o número de questões. Ex.:
- Os alunos não podem trocar respostas, sob pena de perderem pontos;
- Cada equipe começa com 100 pontos;
- Para resolver as questões os alunos podem consultar o material de aula, livro, etc...
- O professor deve fazer um quadro numa folha à parte para controle.
- metodologia do jogo:
  1. O professor distribui a primeira questão para todos os grupos. Eles devem ler a questão, assinalar a resposta que acharem correta, colocar o nome do grupo e fazer uma aposta de quanto eles acham que vale a resposta deles.
  2. A aposta deve ser de 1 a 20 pontos. Se eles acertarem a questão, ganham os pontos apostados. Se errarem, perdem os pontos apostados.
  3. Ao recolher cada questão, o professor deve corrigir em voz alta. Esse é o momento da aprendizagem, pois eles vão tirar as dúvidas e entender porque erraram.
  4. Após a correção o professor coloca a pontuação de cada equipe no quadro. Utilizando o exemplo do quadro anterior, vamos supor que as equipes apostaram 20 pontos, mas as equipes A e D erraram a resposta, o quadro fica da seguinte forma:
- Segue-se assim até a última questão. A equipe que obtiver o maior número de pontos é a vencedora.
- Quando faço esta atividade nenhuma equipe recebe menos de 7,0, mesmo porque a intenção é eles aprenderem. Os primeiros tiram 10,0 e a pontuação vai descendo até 7,0 para o último colocado.

É uma atividade divertida, os alunos adoram e aprendem. Comentem aí se tiverem alguma dúvida ou sugestão.





- Jogo Da Velha: Vegetação
Jogo da Velha: VegetaçãoThiago Saab Série: 8ª série. Objetivo: Trabalhar com os alunos sobre os diferentes tipos de vegetações existentes em nosso planeta. Aplicação: A aplicação deve ser executada após o conteúdo ser trabalhado na sala...

- Dominó Geográfico
Atividade: Construção do Dominó Geográfico Procedimentos 1. Confeccionar 27 peças de cartolina com formato retangular, medindo 6 cm x 3 cm.  2. Traçar linhas que dividam cada peça em duas partes iguais. 3. Desenhar o contorno ou escrever...

- 1as Series Atividade De 4º Bimestre Valor 3,0 Na Media
1as SERIES ATIVIDADE DE 4º BIMESTRE VALOR 3,0 NA MEDIA GRUPOS COM ATÉ CINCO ALUNOS, IRAM PESQUISAR QUESTÕES EM CONCURSOS PÚBLICOS, VESTIBULARES, ENEM E OUTROS MAIS, ONDE OS ASSUNTOS DAS QUESTÕES ESTEJAM DE ACORDO COM AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM...

- 3as Series Atividade De 4º Bimestre Valor 3,0 Na Media
3as SERIES ATIVIDADE DE 4º BIMESTRE VALOR 3,0 NA MEDIA GRUPOS COM ATÉ CINCO ALUNOS, IRAM PESQUISAR QUESTÕES EM CONCURSOS PÚBLICOS, VESTIBULARES, ENEM E OUTROS MAIS, ONDE OS ASSUNTOS DAS QUESTÕES ESTEJAM DE ACORDO COM AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM...

- Tarefas Da Gincana - 15 Anos Da Escola Paulo Freire
TAREFA 1 - NOME DA EQUIPE Escolher o nome da equipe ligado ao tema da gincana (15 anos da Escola Paulo Freire) e a cor sorteada. Cumprimento da tarefa – 50 pontos. TAREFA 2 - GRITO DE GUERRA Definir o “Grito de Guerra” da equipe relacionado ao...



Geografia








.