Originado na Itália no século XVII a arte barroca se expandiu para inúmeros países europeus e chegou ao continente americano por meio dos colonizadores portugueses e espanhóis. As obras barrocas apresentam características que vão à contramão da arte renascentista que expressa o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. O estilo barroco busca conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado.
Como características gerais podemos perceber que elas buscam expressar o lado emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio. Além disso, ela apresenta efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas e o entrelaçamento entre a arquitetura e escultura.
A pintura barroca apresenta efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade além de contemplar a realidade, abrangendo todas as camadas sociais.
Dentre os pintores barrocos italianos que ganharam destaque por suas obras podemos citar: Caravaggio - o que melhor caracteriza a sua pintura é o modo revolucionário como ele usa a luz, sua obra de destaque é a Vocação de São Mateus. Outro grande nome é o de Andrea Pozzo - realizou grandes composições de perspectiva nas pinturas dos tetos das igrejas barrocas, causando a ilusão de que as paredes e colunas da igreja continuam no teto, e de que este se abre para o céu, de onde santos e anjos convidam os homens para a santidade sua principal obra é a Glória de Santo Inácio.
Dentre os pintores mais representativos, de outros países da Europa, temos: Velázquez ,Rubens e o holandês Rembrandt
As esculturas barrocas apresentam predomínio das linhas curvas, dos drapeados das vestes e do uso do dourado; e os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento. Entre os grandes nomes desse estilo podemos citar a do arquiteto Bernini, algumas de suas obras serviram de elementos decorativos das igrejas, como, por exemplo, o baldaquino e a cadeira de São Pedro, ambos na Basílica de São Pedro, no Vaticano. em seu curriculo está as obras da Praça de São Pedro, Vaticano e o Êxtase de Santa Teresa.