HISTÓRIA do FUNK - artigo
Geografia

HISTÓRIA do FUNK - artigo


repasso um esboço de artigo que montei.
Wladimir Jansen Ferreira

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HISTÓRIA DO FUNK


     Tudo começa com a ?Música Afro-Americana?, onde escravos africanos nos EUA faziam "músicas tribais" entre os séculos XVIII e XIX. Sob a influência de ritmos europeus e indígenas (apache), surgirão estilos como o ?Ragtime? (século XIX) e o ?Blues? (séculos XIX e XX) que eram rurais e o ?Jazz? (desenvolvido no início do século XX, mas datado em meados do século XIX) que já era mais Urbano.

     O Ragtime é em formato de marchas, valsas e outras formas tradicionais de músicas, porém, a característica consistente era a sincopação.

     O Jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais, em particular a afro-americana. Esta nova forma de se fazer música incorporava o ?blue notes?, a ?chamada e resposta?, a forma sincopada, a polirritmia, improvisação e notas com o ?swing do ragtime?. Suas vertentes foram:

-?Swing Music? (década de 1930), usualmente arranjado para grande orquestra dançante/Big Band.

-?Bebop?: seu nome provém da onomatopéia feita ao imitar o som das centenas de martelos que batiam no metal na construção das ferrovias americanas, gerando uma "melodia" cheia de pequenas notas. As melodias ágeis e velozes do seu estilo musical se assemelhavam ao som produzido pelos martelos nas obras das ferrovias.

-?Latin Jazz? (destaque entre 1950 e 1960): influenciado por ritmos africanos e da América Latina, dos quais se destacam a salsa, merengue, songo, son, mambo, timba, bolero, charanga e o cha-cha-chá.
-?Jazz fusion? (anos 1970): mistura do jazz com outros gêneros, particularmente rock 'n roll, funk, rhythm and blues, bossa-nova, etc.
    O Bluesé oriundo do sul dos EUA com os escravos africanos nas fazendas de algodão, que cantavam para embalar suas intermináveis e sofridas jornadas de trabalho. Derivará deste vários ritmos como o Country blues ou rural blues (o mais antigo gênero do blues), o Boogie Woogie, o Rhythm and Blues e a Soul Music.
-Country blues ou rural blues mais lento e mais antigo foi o ?Delta Blues? e o mais rápido foi o ?Piedmont Blues?. Derivará daí a música country e o o rock and roll.
-Boogie Woogie é caracterizado pelo uso sincopado da mão esquerda ao piano. Foi muito popular entre os negros nos anos 30 e anos 40 nos Estados Unidos. Derivará daí o rock and roll (que também sofreu influências da música gospel, do rhythm and blues, do soul e da música country).
-Rhythm and Blues era uma versão negra de um predecessor do rock, foi fortemente influenciado pelo jazz, particularmente pelo chamado jump blues assim como pelo gospel. Atualmente é utilizado para se referir a um subgênero com influencias de soul e funk na música pop. No Brasil foi também chamado de ?charme? na década de 1980. Derivará daí o rock and roll e o funk.
-Soul Music (fim dos anos 1950): Importante destacar a ?Soul Music? que não possui uma forma específica, pois tornou-se uma referência da música dos negros, independente de gênero. Este combina elementos de música gospel e rhythm and blues. O termo soul já era usado nos Estados Unidos como um adjetivo usado em referência ao afro-americano, destacando que o contexto social e político eram de reivindicação dos direitos sociais e civis principalmente dos negros. A apresentação da música soul é emotiva; a melodia é bem ornamental misteriosa ornamentada e com improvisações, rodopios corporais do(a) cantor(a) e efeitos sonoros dos instrumentos. Os ritmos pegam facilmente, acentuados com o bater de palmas e os movimentos plásticos da coreografia são detalhes importantes. Outras características estilísticas importantes são as perguntas e respostas entre o cantor solista e o grupo coral, no estilo responsorial, e uma interpretação dramática do vocalista principal.
    O Funk (final da década de 1960 e começo da década de 1970) se originou a partir da Soul Music, com o James Brown (os 2 primeiros funks da história foram "Papa's Got a Brand New Bag"  e "Outta Sight"). Tem uma batida mais pronunciada e algumas influências do Rhythm and Blues, Rock e da Música Psicodélica. As características desse estilo musical são: ritmo sincopado, a densa linha de baixo, uma seção de metais forte e rítmica, além de uma percussão (batida) marcante e dançante. 
    A partir do final dos anos 1980, com a disseminação dos samplers (partes de antigos sucessos de funk) começaram a ser copiados para outras músicas e começasse a se utilizar tecnologias como ?caixas de ritmos e sintetizadores e efeitos sonoros eletrônicos?, que gerarão novos ritmos. Tais ritmos se tornaram combustível para o ?rap?, a ?house music?, o ?funk-metal/funk rock? (de Red Hot Chili Peppers, Primus e Faith No More), a ?discomusic?, o ?eletrofunk? de Africa Bambaataa/Sugarhill Gang/Soulsonic Force (que sofreu influências do ?Techno? de Kraftwerk, derivando para o ?Miami bass? e o ?Freestyle?, que depois levarão ao ?funk carioca? e ao ?rap?).

    No Brasil ofunk e a ?soul music? existem desde os choros de Pixinguinha na década de 1910 (que sofreu influências do jazz), passando pela bossa-nova das décadas de 1950-60 e por músicos como Wilson Simonal, Tim Maia e Jorge Bem. Sob as influências do funk, surgirão outros ritmos no Brasil, como o ?samba-rock?, o ?rap?, o ?funk carioca?, etc.

    O derivado do funk mais presente no Brasil é o ?funk carioca?, que surgiu na década de 1980 e foi influenciada Miami Bass (originário da Flórida, que dispunha de músicas erotizadas e batidas mais rápidas) e do ?Freestyle?. O ?funk carioca? fazia versões aportuguesadas de famosas músicas estrangeiras, chamando-as de ?melôs?. Podemos destacar as versões de muitas músicas de Stevie B, Corell DJ, Milli Vanilli ("Girl You Know it´s True" n?Melô da verdade?), Pretenders (?Back on The Chain Gang" na ?Melô do neném?), Tag Team  ("Whoomp! There It Is" na "Uh Tererê"), etc. Na década de 1990, o ?funk carioca? se populariza nas periferias do Rio de Janeiro com bailes funk que começaram a atrair muitas pessoas. Inicialmente as letras falavam sobre drogas, armas e a vida nas favelas, posteriormente a temática principal do funk veio a ser a erótica, com letras de conotação sexual e de duplo sentido. O ?funk carioca? é bastante popular em várias partes do Brasil e no mundo, sendo quem em São Paulo/Baixada Santista o cenário é muito forte com letras que pregam a ostentação, o luxo e o consumo.




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