Geografia
BINGO DA INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
Artigo publicado no I Simpósio de Geografia "Novos Rumos para os Estudos Geográficos" e IX Semana de Geografia. UENP, Cornélio Procópio, 2013.
A UTILIZAÇÃO DO BINGO DA INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO BRASILEIRA: UMA PROPOSTA DO PROJETO PIBID GEOGRAFIA UENP
Jéssica Aparecida Porfírio da Silva - Universidade Estadual do Norte do Paraná ? UENP
Juliana Carmona de Faria - Universidade Estadual do Norte do Paraná ? UENP
Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira - Universidade Estadual do Norte do Paraná ? UENP
RESUMO
O presente texto tem como objetivo ressaltar a importância da aplicação de jogos geográficos para tornar a disciplina mais atrativa para os alunos e também relatar o trabalho desenvolvido por bolsistas do PIBID de Geografia da UENP aplicado no Colégio Estadual ?Monteiro Lobato? em Cornélio Procópio- PR. Este texto também descreve como foi elaborado o Bingo da Industrialização e Urbanização brasileira, que foi selecionado de acordo com as características observadas a turma, o processo de sua aplicação e os resultados observados. O resultado desse trabalho foi totalmente satisfatório, pois fez com que os alunos se interessassem mais pelo assunto e obtivessem uma compreensão maior.
Palavras-Chave: Ensino de Geografia; jogos; bingo geográfico;
1- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como principal objetivo relatar o trabalho efetuado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP. Dentro desse projeto foram desenvolvidos em diferentes turmas do Ensino Fundamental II, jogos geográficos, para despertar mais interesse dos alunos nessa disciplina.
Atualmente, os professores encontram maior dificuldade em atrair a atenção do aluno, principalmente quando utilizam apenas métodos tradicionais de ensino. Aos poucos foi surgindo a necessidade de encontrar meios mais atrativos, que faça com que o aluno aprenda de forma prazerosa e com mais interesse. A Geografia enquanto disciplina não está fora dessa ânsia de reestruturação dos métodos e linguagens.
Tendo em vista esse problema, foi sugerida a seguinte solução. Por que não fazer a junção do conhecimento com a diversão? Seria uma forma de o aluno construir seu conhecimento brincando. O jogo além de ser prazeroso, desenvolve a coordenação motora, melhora o modo de se relacionar em grupo, entre outros benéficos.
Mas ao elaborar um jogo na disciplina de Geografia, é preciso que o professor se mantenha atento para que o resultado seja satisfatório. É preciso conhecer a turma muito bem, analisar se determinada situação vai causar aprendizado ou mais agitação e algazarra na turma. Além disso, o jogo precisa estar ligado com o conteúdo trabalhado em sala de aula, para que ele não se torne apenas um passatempo.
Diante do exposto, este trabalho ter por objetivo relatar a experiência pedagógica vivenciada com a aplicação do jogo ?Bingo da Industrialização e urbanização Brasileira? aplicada no 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Monteiro Lobato, localizado em Cornélio Procópio ? PR, e discutir os resultados obtidos.
Para a realização do mesmo, foram realizadas pesquisas e leituras bibliográficas, observações e aulas-piloto em dupla no 7º ano do Ensino Fundamental do conteúdo Industrialização e urbanização Brasileira, confecção do jogo no projeto PIBID e aplicação do ?Bingo da Industrialização e urbanização Brasileira? na mesma turma de realização da aula.
2- O Jogo como instrumento didático no ensino de Geografia
O Jogo pode trazer muitas vantagens para o professor e para o aluno. Aumenta a participação dos alunos pois faz com que ele seja sujeito ativo da sua aprendizagem. O aluno geralmente encontrado como sujeito passivo, aquele que apenas ouve e não questiona, com esse método passa a agir, aprende fazendo, brincando e participando das aulas.
Conforme diz Antunes (2010), aprender Geografia antigamente era sinônimo de decorar, saber nomes de rios, lagos, mares, entre outros, sem reflexões, e atualmente ela exige uma interpretação, fazer ligações com diversos temas, o professor deve desafiar seus alunos para que ele saiba analisar, compreender, contextualizar o conteúdo. E essa mudança exige que o professor procure outros métodos, para inovação e para desenvolver essas habilidades nos alunos, e como uma alternativa acessível e interessante para o aluno encontramos o jogo.
Entre os objetivos do jogo estão: ?Propiciar situações lúdicas na escola favorece o desenvolvimento de habilidades necessárias para a construção do conhecimento. Elas envolvem ações estratégicas, emoção e raciocínio lógico, estimulam a imaginação e favorecem também a ação educativa do professor em sala de aula? (STEFANELLO 2008). O jogo na sala de aula trás benefícios tanto na parte pedagógica, quanto na disciplina em questão, ele atinge vários objetivos em um único método.
Segundo Ronca e Escobar (1982) o jogo simula uma situação real que o aluno encontrará na sua vida. Torna-se apto para tomar decisões sérias e faz com que o aluno consiga tomar decisões certas, de acordo com seus objetivos. O aluno passa a competir, saber trabalhar em grupo, a li dar com conflitos e a ser mais seguro.
Diante disso, podemos ver que o jogo didático auxilia em vários pontos na aprendizagem do aluno. Então procuramos desenvolver o Bingo geográfico para ser aplicado no 7º como experiência e para fixação do conteúdo Industrialização e Urbanização brasileira.
3. O Jogo do ?BINGO DA INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO BRASILEIRA?
Durante o primeiro semestre de 2013, foi observado em dupla uma turma de 7º ano, matutino do Colégio Estadual Monteio Lobato. Considerada uma sala numerosa, tendo como principal característica a conversa e agitação durante as aulas. Diante dessas características foram pesquisados diversos jogos que poderiam encaixar nesse perfil da turma. Sendo assim, foi escolhido o bingo geográfico adaptado ao conteúdo que a professora estava trabalhando, Industrialização e Urbanização Brasileira.
A princípio foi aplicada uma aula piloto, com uma revisão abordando o tema Industrialização e Urbanização Brasileira, dando destaque nas dicas do jogo aplicado na aula seguinte. A aula iniciou com discussão e explicação com a participação dos alunos, uso do mapa Político do Brasil, e do livro didático. Após essa discussão foi aplicada algumas questões relacionando o assunto abordado na aula com a realidade do aluno. Essa aula teve um ótimo resultado, pois foi observado a atenção e interesse dos alunos no assunto e também uma grande participação por eles, podendo caracterizá-los como participativos.
O jogo ?Bingo da Industrialização e urbanização Brasileira?, foi elaborado para ser jogado no 7º ano do Ensino Fundamental e consiste em cartelas (foto 01) que contém 11 respostas das dicas elaborados. No total foram elaboradas 34 dicas, todas relacionadas ao tema central do jogo, tendo como base informacional o livro de Geografia do 7º ano do projeto Araribá, sendo:
A seguir temos as dicas estabelecidas do respectivo jogo:
1- Século que a atividade industrial não era tão significativa no Brasil: sec. XIX;
2- Produto que movimentava a economia no Brasil antes da industrialização: Café;
3- Estado do sudeste em que a industrialização foi mais intensa: São Paulo;
4-Infra-estrutura de transporte utilizada pelas primeiras fabricas, porem pouco utilizadas atualmente: Portos e Ferrovias;
5- Essencial para a produção de riqueza: Capital;
6- Impulsionou a produção industrial no Brasil do século XX, devido à queda de produção industrial dos países envolvidos no conflito: As guerras mundiais;
7- Ocorreu no Brasil, cerca de 200 anos após a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra no final do século XVIII: Industrialização Tardia;
8- Processo em que os produtos importados pelo Brasil começaram a ser fabricados internamente: Substituição de importações;
9- Fenômeno que ocorreu até a década de 90, e São Paulo era responsável pela maior produção Industrial do País: Concentração Industrial;
10- Atualmente a produção industrial do estado de São Paulo esta caindo em relação ao País, de nome a este acontecimento: Desconcentração Industrial;
11- Vantagem que o Governo Estadual e municipal tem oferecido para atrair instalação de indústria: Isenção Fiscal;
12- Tornou uma necessidade para atender as demandas de entregas de mercadorias em locais específicos: Rodovias;
13- Acarreta graves problemas no sistema rodoviário: Falta de Infraestrutura;
14- A inauguração dessa rodovia foi um marco da transformação dos espaços pela atividade industrial: Belém- Brasília;
15- Coloca em risco o usuário das rodovias nacionais: Deterioração das rodovias;
16- Ano em que a participação da população Rural começou a mudar em relação a população urbana: 1940;
17- Local onde vivia e trabalhava uma grande parcela da população do Brasil, até a década de 1970: Campo;
18- Termo utilizado para país que exporta produtos agrícolas para outro país: Agroexportador;
19- Cidades com maior concentração de empresas industriais: São Paulo e Rio de Janeiro;
20- Principal movimento migratório interno no Brasil, que se deu do campo para cidade: Êxodo Rural;
21-Período da consolidação da industrialização Brasileira: Entre 1880 e 1900;
22- Região mais industrializada no Brasil: Sudeste;
23- Relação de atração e influência que as cidades têm umas com as outras: Rede Urbana;
24-Consequencia da expansão da mancha urbana de dois ou mais municípios: Conurbação;
25-Area formada por um município central e outros que estão sob a sua influencia: Regiões Metropolitanas;
26-Processo que as regiões metropolitanas realizam sobre as cidades ao seu redor: Polarização;
27- Local onde vai morar a maioria da população pobre das grandes cidades: Favelas;
28- É intensificado pelos poluentes liberados pelas indústrias e veículos: Efeito Estufa;
29- Afeta a saúde das pessoas podendo causar doenças respiratórias, perda de memória, câncer, entre outras: Concentração de Poluentes;
30- Poluição que afeta as atividades econômicas, comoa pesca e o turismo em cidades litorâneas: Poluição do Mar;
31- Poluição causada por outdoors, telões eletrônicos, fachadas e estabelecimentos comerciais: Poluição Visual;
32- Faz com que as pessoas parem de frequentar os espaços públicos para o lazer: A Violência;
33- Poluição causada por ruídos produzidos pelo trafico de veículos, aviões, helicópteros, trens e indústrias: Poluição Sonora;
34- Ordem estabelecida de acordo com o grau de importância da rede urbana: Hierarquia Urbana.
Foto 01 - Cartela do Bingo de Industrialização e Urbanização Brasileira
Os materiais usados para fazer o jogo foram: papel adesivo A4 para impressão das cartelas, papel cartão como fundo das cartelas e papel contact para colar por cima e tornar o material mais resistente e ser utilizados mais vezes em outras turmas.
Como jogar: Cada aluno receberá uma cartela com 11 respostas das dicas,que serão ?cantadas? pelo professor, após a explicação da matéria em questão. O professor sorteará as dicas, e o aluno por sua vez verificará se está de acordo com as respostas de sua cartela. Ganha o aluno que primeiro completar corretamente a cartela. A premiação deve ser combinada entre professor e aluno. O tempo estimado para aplicação do jogo é de 2 horas/aula. Esse jogo foi aplicado para um certo conteúdo mas pode ser adaptado para diferentes temas geográficos.
O bingo tem como objetivo estimular a atenção e concentração dos alunos, desenvolver o raciocínio lógico, além de reforçar a compreensão do conteúdo Industrialização e Urbanização brasileira.
Antes de qualquer aplicação o professor deve testar e verificar se o jogo está correto, e se o seu objetivo será alcançado após sua aplicação. O resultado encontrado durante e após a aplicação do jogo foi surpreendente, os alunos foram muito receptivos às dicas lançadas, participativos, e demonstraram um grande interesse em participar da aula. Um ponto muito importante a ressaltar aqui, é que os discentes pediram mais aulas como a que foi realizada, com mais atividades lúdicas.
A aplicação do jogo foi considerada positiva, tanto para os alunos, quanto para a professora e para os bolsistas. Os alunos além de se empolgar com o jogo, queriam jogar mais vezes. O jogo foi aplicado duas vezes, o que fez com que na segunda aplicação eles já respondiam e conheciam mais sobre o assunto. Para a professora regente o resultado foi surpreendente, pois foi um método que ela ainda não tinha utilizado com seus alunos. Para os bolsistas os resultados também foram positivos e ajudou a incentivar o uso de métodos alternativos em sala de aula, que além de ser um ótimo instrumento de ensino, a sua produção e elaboração é totalmente acessível.
4- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Tendo em vista todo esse processo de observação e aplicação, podemos concluir que a aplicação de jogos no Ensino de Geografia é realmente valido e acrescenta muito ao aprendizado do aluno, alem de ser um meio alternativo de ensinar brincando, valorizando e contribuindo para a ampliação e fixação do conhecimento, despertando a vontade de aprender. Todo o processo em si é de grande valia, e destacam-se mais os aspectos positivos do que negativos, sendo de grande contribuição para todos os envolvidos.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
ANTUNES, C. Jogos e dinâmicas para o ensino da Geografia In: ANTUNES, C. Geografia e Didática. Petrópolis: Vozes,2010
RONCA, A. C. C.; ESCOBAR, V. F. Técnicas Pedagógicas: domesticação ou desafio a participação? Petrópolis: Vozes, 1982.
STEFANELLO, A. C. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia. Curitiba: Ibpex, 2008.
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